sexta-feira, 15 de julho de 2016

Tocha Olímpica se despede do Sul e volta a São Paulo neste sábado

Revezamento começa na cidade paranaense de Castro e retorna ao Sudeste por Itararé, Itapeva, Capão Bonito e Itapetininga

(Imprensa Rio-2016)

O Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 volta para o estado de São Paulo neste sábado (16). No início do dia, o comboio passa por Castro, de onde se despede do Paraná e da Região Sul do país, e retorna ao Sudeste para sua etapa final. Itararé, Itapeva, Capão Bonito e Itapetininga, todas em São Paulo, recheiam o trajeto, que terá um deslocamento total de cerca de 410 quilômetros. Serão 105 condutores durante o dia. Na sua nova passagem por São Paulo, o revezamento da tocha vai percorrer 50 cidades e cerca de 3,7 mil quilômetros.

· Em Castro, haverá uma “Mini Olimpíada”, com alunos dos 4º e 5º anos de todas as escolas da cidade, com atividades esportivas vinculadas a algumas modalidades Olímpicas. Além disso, aulões de dança serão oferecidos durante o dia. Apresentações de dança japonesa, holandesa e alemã representarão os imigrantes da cidade. O dia se encerra com a apresentação de cantores e bandas locais.

· Já no estado de São Paulo, em Itararé, o revezamento terá início na Praça Jardim da Saudade, percorrendo a Rua São Pedro até a Praça Adhemar de Barros. A Banda Ôncalo, com instrumentos de metal e bateria desmembrada, se apresenta durante e após a passagem do comboio. Já a Tataco Banda Show, grupo de baile formado por músicos e dançarinos da cidade, faz o encerramento.

· Em Itapeva, o comboio passará pela tradicional paineira centenária, além da Catedral de Sant’Ana e da Praça Anchieta. O trajeto será finalizado na Praça Zico Campolim, grande área de lazer da cidade.

· Capão Bonito dará início ao revezamento na Praça Cunha Bueno, em frente à Prefeitura Municipal, que segue em direção ao Parque Recanto das Águas. A estrutura da tradicional festa julina será usada para a celebração de encerramento da passagem do revezamento da tocha pela cidade.

· Em Itapetininga, o revezamento terá início na Prefeitura Municipal e a pira de celebração será acesa no Horto Religioso, na Rua Doutor Virgílio de Rezende, com a apresentação da Lively Band Show. Ao longo do percurso, a cidade irá promover diversas atrações voltadas para todas as faixas etárias como clínicas de ginástica rítmica, dança e artes marciais, principalmente na Praça dos Amores, na Academia Ginásio e na Praça Peixoto.

Conheça alguns condutores do dia:

Chiaki Ishii é japonês naturalizado brasileiro em 1969. Foi o primeiro judoca brasileiro a ganhar uma medalha Olímpica para o Brasil, nos Jogos Olímpicos Munique 1972. Conquistou a medalha de bronze no mundial de 1971. Pai das judocas Tânia e Vânia Isshi, para quem passa a chama Olímpica em Itapetininga.

Vânia Ishii é judoca e já representou o Brasil em dois Jogos Olímpicos, Sydney 2000 e Atenas 2004. Conquistou as medalhas de ouro nos Jogos Pan-americanos Winnipeg 1999 e prata nos Jogos Pan-americanos Santo Domingo 2003. Conduz a tocha em Itapetininga.

José Neto é técnico do basquete do Flamengo. Campeão Mundial de clubes, em 2014, conquistou também o campeonato das Américas, naquele ano. É tetracampeão brasileiro. Participou dos Jogos Olímpicos Londres 2012 e dos mundiais de basquete em 2006, 2010 e 2014, com a seleção brasileira de basquete masculino, equipe com a qual conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos Toronto 2015. Será condutor em Itapetininga.

Bernardo Fonseca é ultramaratonista de alta performance. Aos 17 anos, fez o seu primeiro Iron Man. Foi assim que, em 2010, surgiu o convite para participar do programa Planeta Extremo. O desafio resultou na quebra dos recordes das provas de 42 e 100 quilômetros, maratona e ultramaratona da Antártica. Em 2012, completou a Marathon Des Sables, de 256 quilômetros em pleno Deserto do Saara. Em 2014, o desafio foi o lugar mais alto do planeta: 60km Extreme Ultra Everest Marathon, conquistando o 1° lugar. Conduz a tocha em Itapetininga.

Fernando Ravacci é um entusiasta do esporte. Participa de um grupo de ciclismo na cidade e procura incentivar as pessoas para praticarem atividades físicas. Além de valorizar o esporte, Fernando realiza doações de pães para uma comunidade local. Foi indicado pela Coca-Cola para conduzir a tocha em Itapetininga.

José Gabriel é também conhecido como “Gadão” pelas ruas de Itapetininga. Desenvolve a arte do grafite há 16 anos, levando vida a muros cinzentos e mal conservados. Gosta de “grafitar” vacas coloridas, fantasiadas e seus super-heróis favoritos. Conduz a tocha em Itapetininga indicado pela Nissan.

Flávio Rubens Cipriano é um dos maiores incentivadores da corrida de rua em Itapetininga. Ele dedica seus dias a adolescentes carentes, utilizando o esporte para mantê-los em busca e um futuro digno e saudável. Recentemente, organizou a 1ª Corrida Off-Road de Itapetininga. Será condutor em Itapetininga a convite do Bradesco.

Manoel Silvério é faixa preta de hapkidô e conquistou mais de 30 medalhas com a modalidade. Foi professor de artes marciais do seu filho que, graças aos ensinamentos, foi vice-campeão de hapkidô na Coréia do Sul, em 2010. Será condutor em Itapetininga.

Noêmia Rodrigues sempre sonhou em ser uma atleta, mas devido às dificuldades financeiras, teve que trabalhar ainda jovem para ajudar seus pais. Nunca desistiu desse sonho. Aos 54 anos, começou a jogar vôlei. Desde então, aprendeu a andar de bicicleta e começou a praticar corridas de rua, esporte que a levou para algumas competições. Conduz a tocha Olímpica em Itapetininga.

Letícia Konno é atleta do badminton e campeã paulista na categoria sub19. Representou o Brasil nos campeonatos Sul-americanos de 2013, 2014 e 2015, sendo campeã por equipes em Temuco, no Chile, na primeira oportunidade. Será condutora em Itapetininga.

Alan de Souza Galvão iniciou sua carreira no esporte aos 7 anos, na Associação de Judô de Capão Bonito, escolinha da prefeitura. Sete vezes campeão Sul-americano e brasileiro, foi indicado ao Prêmio Aurélio Miguel. Possui um centro de treinamento de artes marciais na região que promove atletas dos projetos sociais do entorno. Conduz a tocha em Capão Bonito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário